Expandir seu negócio não é uma tarefa fácil. Para que a ação seja bem sucedida, é preciso analisar muito bem o cenário interno e externo da empresa. Sabendo disso, preparamos este artigo com pontos importantes que todo empreendedor deve saber antes da expansão. Veja!
Considere as tendências para o segmento de mercado do seu negócio. Se, por meio de pesquisas com o público e estudos de marketing, você perceber bons números de compras e, principalmente, expansão de empresas do mesmo segmento que o seu, pode ser hora de crescer.
Outro indicador é a lealdade e crescimento do número de clientes. Seja o seu negócio físico ou digital, notar a localização do seu público se faz importante para descobrir se a abertura de uma nova unidade é necessária, ou até realizar entregas em lugares novos.
Dentre os sinais que você deve ficar atento estão:
A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats ou, em português, Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma tática importante para se fazer antes de expandir seu negócio.
Nela, o empresário deve analisar pontos como:
Todas as respostas dessa análise irão indicar se realmente a expansão é viável e como ela deverá ser feita.
A decisão de expandir seu negócio deve ser feita com muito cuidado. Além das informações coletadas por meio de ferramentas, estudos de marketing e outros modelos (como a análise SWOT), é necessário verificar os lucros do negócio.
Para a análise da lucratividade, você deverá mensurar questões como sazonalidade, demandas e ganhos contínuos.
A expansão de um negócio pode ser feita de diferentes formas. Considerar todas é uma ação bem indicada antes de bater o martelo e partir para a ação. Veja só algumas opções:
O crescimento de uma empresa é o desejo de muitos empreendedores e, quando o negócio é bem administrado, se torna algo natural. Mas, antes de expandir seu negócio, é necessário analisar muito bem.
O Economapas é uma ferramenta de geolocalização que tem tudo para você planejar sua expansão com toda a segurança possível e maior potencial de faturamento. Fale conosco!