Também chamada de Inteligência de Negócios (Business Intelligence, BI), a inteligência de mercado é uma estratégia que se tornou muito mais acessível com a tecnologia. É ela que permite às empresas estudarem seu público-alvo e seu desempenho no segmento em que atuam.
Se você quer conhecer a região em que seu negócio atua e os hábitos de consumo dos moradores, este artigo é para você. Aqui você vai entender sobre:
Inteligência de mercado é uma estratégia de marketing feita a partir da coleta e análise de dados para obter insights e, assim, a empresa conseguir aprimorar ações e traçar um plano de crescimento e aperfeiçoamento.
Hoje, vemos muito isso em estratégias de marketing digital, que, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), coletam informações dos clientes e, com base nelas, podem nutrir um relacionamento para fidelizá-los e atrair novos leads. Por isso, organizações de qualquer segmento acabam tendo maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
A coleta e estudo desses dados é criteriosa e abrangente, por isso, é fundamental que empresas contem não só com um time capacitado, mas também com ferramentas digitais com recursos completos, como o Economapas — que possui a estrutura necessária para sua pesquisa.
A coleta de informações detalhadas e que realmente fazem sentido para seu negócio só tende a agregar valor. Dentre as vantagens da inteligência de mercado estão:
O Economapas é uma empresa de tecnologia da informação, Big Data e inteligência de mercado focada em geomarketing. Nossos recursos possuem informações altamente relevantes para empresas de diversos segmentos e com diferentes necessidades de forma simples, intuitiva e confiável.
Por meio de Big Data e métodos computacionais e estatísticos, nossa ferramenta transforma dados demográficos, socioeconômicos e de mercado em dados relevantes que auxiliam a tomada de decisão para empresas que atuam em todo território nacional.
Todas as informações sobre perfil de consumidores, concorrentes e hábitos regionais fornecidas pelo Economapas vêm de mais de 500 bases de dados públicas e privadas (como o IBGE, Banco Central e Receita Federal).
Além disso, nossa tecnologia estuda a série histórica. Assim, entendemos tendências e,por meio de processos estatísticos, selecionamos os melhores dados a serem projetados através do nosso algoritmo para a data atual, constantemente atualizada.
O estudo de mercado feito pelo Economapas é extremamente prático, para que seu time não perca tempo e possa acessar informações a qualquer hora.
Em nossa plataforma, por exemplo, você pode fazer o cadastro do local desejado e identificar possíveis concorrentes, clientes, público-alvo e oportunidades para seu negócio. É possível cruzar informações:
Enquanto o Big Data é focado no armazenamento e processamento de dados, a inteligência de mercado (Business Intelligence) disponibiliza informações estruturadas, permitindo uma análise mais detalhada de uma forma que facilite o trabalho de um time de marketing, por exemplo. Com o Economapas, você encontra ambos.
É claro que, embora as informações e análises extraídas do Economapas sejam ricas, elas são apenas o passo inicial para que a empresa comece a expandir. Ou seja, com base na nossa ferramenta, a empresa deverá realizar um plano de negócio, estudo de viabilidade financeira, riscos, custos e projeções de faturamento.
Por isso, é importante que a empresa:
Se você está cansado de ver sua empresa estagnada e com ações que não dão retorno, é hora de fazer um teste grátis do Economapas e começar ainda hoje a aplicar a inteligência de mercado!